Kosher
Cárneos, Lácteos e Parve
Os alimentos kosher se dividem em três categorias: cárneos, lácteos e parve. As seguintes descrições oferecem informação prática sobre como se pode classificar seu produto ou estabelecimento.
Cárneos
Todas as carnes, as aves de criação e seus derivados, por exemplo alimentos que contenham carne, como pasteis, frios, sopas ou molhos se classificam como cárneos
Deste modo, se incluem os produtos que contém derivados de carne ou aves, tais como as cápsulas de gelatina.
Os artigos classificados dentro da categoria de “Cárneos” devem cumprir com os seguintes requisitos para serem considerados kosher:
A carne kosher deve derivar de um animal que mastigue seu bolo alimentício e tenha casco fendido . (As vacas, ovelhas e cabras são kosher; os coelhos, cangurus e raposas não são).
As aves kosher são identificadas mediante uma tradição universalmente aceita e incluem as espécies domesticadas de frangos, galinhas, patos, gansos e perus. A Torá nomeia as espécies de aves que estão proibidas, inclusive todas as aves de rapina.
Os animais e as aves devem ser sacrificados com precisão e examinados por um shojet especialista, uma pessoa amplamente capacitada nos rituais de sacrifício e abate kosher.
As porções permitidas de animais e aves uma vez abatidos devem previamente atravessar o processo do Salgado- (Melija) de acordo com os requisitos do shuljan aruj código das leis judaicas, qualquer rastro de sangue deve ser eliminado antes da ser cozinhado.
Todos os utensílios utilizados no sacrifício, a limpeza, a preparação e o armazenamento devem ser kosher.
Lácteos
Todos os alimentos derivados do leite ou que contenham leite são classificados como produtos lácteos, inclusive o leite, a manteiga, o iogurte e todo tipo de queijo: duro, suave e cremoso. Inclusive uma pequena quantidade de leite pode fazer que um alimento seja considerado lácteo.
Os produtos lácteos devem cumprir com os seguintes critérios para poder obter a certificação kosher:
Devem proceder de um animal kosher.
Todos os ingredientes devem ser kosher e estar livres de derivados cárneos. Ou seja, os lácteos não podem se misturar com produtos cárneos, por exemplo o sanduíche queijo quente não pode combinar com frios (misto-quente). O mesmo que os hambúrgueres não podem combinar com queijo.
Estes devem ser produzidos, processados e armazenados em equipamentos kosher
Pareve
Os alimentos que não são nem cárneos nem lácteos se chamam parve. Os alimentos parve mais comuns são ovos, peixes, frutas, verduras, cereais, sucos não processados, massas, refrescos, café, chá, e doces variados.
O parve apresenta menos complexidade kosher que os cárneos ou os produtos lácteos, mas há certos pontos que devem ser conhecidos:
Os alimentos podem perder sua condição parve se for processado em equipamentos para carne ou produtos lácteos, o se são utilizados aditivos derivados dos mesmos.
Certas frutas, verduras e grãos devem ser revisados para detectar se tem presença de pequenos insetos e larvas, os quais não são kosher.
Os ovos devem ser revisados para detectar se tem presença de pontos de sangue, os quais não são kosher.
Notas kosher adicionais
Há muitas criaturas que não são kosher, inclusive os mariscos, insetos, roedores, animais silvestres e seus derivados.
O vinho: Uma regra especial regula a produção de vinho. Inclusive se todos os ingredientes do vinho são de origem kosher, este é kosher só se a produção foi levada a cabo exclusivamente por judeus respeitosos das leis da Torá
A Páscoa Judia: A celebração judia de oito dias da Páscoa consiste em um conjunto único de leis kosher. Nenhum produto fermentado nem seus derivados podem ser consumidos durante a Páscoa, inclusive se o resto do ano são kosher